25 de outubro de 2013

Alergias

As alergias são muito comuns e atingem um grande número de pessoas, as quais nem sabem que as tem, principalmente as crianças, pelo fato de muitas delas não falarem ou até mesmo não saberem expressar o que estão sentindo.
 
Em princípio, quando levamos os pequenos ao médico eles dizem que pode ser uma virose, mas muitas vezes é o início de um processo alérgico. Alguns ainda dizem que alergia não dá febre. Isso é mito, pois dá febre sim, e geralmente elas são muito altas.

Os principais causadores da alergia são: os ácaros e baratas, mofo (fungos), pêlo de animais (gatos e cães), pólens de flores, alimentos e medicamentos.

Alguns tipos de alergia são:
- Alimentar: leite de vaca, ovos, amendoim, soja, peixes e frutos do mar e nozes.
- Pele: manifesta-se com lesões e coceira intensa. Em casos mais graves acomete o corpo inteiro.
- Nariz: Inflamação alérgica da mucosa do nariz, conhecida como rinite alérgica. Principal causa são os ácaros, pólens da flores e poeira doméstica.
- Vias respiratórias: A asma conhecida também por bronquite alérgica ou bronquite asmática. É uma doença acompanhada de inflamação alérgica das vias respiratórias. Pode ser desencadeada, principalmente por: ácaros, pólens, poeira, pelos de animais, mofo, infecções de vias aéreas, exercício físico inadequado, refluxo, medicações, alimentos e causas emocionais, como ansiedade.
- Ocular: A famosa conjuntivite, que provoca irritação, vermelhidão, coceira e lacrimejamento dos olhos.

Os principais sintomas para identificar se está tendo um processo alérgico é: no caso da asma: sensação de “aperto” no peito; falta de ar ou cansaço; chiados no peito; tosse; eliminação de secreção esbranquiçada. Já no caso da rinite alérgica é: espirros repetidos; coriza líquida e abundante, coceira nasal, dos olhos, ouvidos, céu da boca e garganta; mucosa nasal congestionada e narinas entupidas; olhos avermelhados, lacrimejando e coçando; alteração do olfato e do paladar; tosse crônica noturna; sinusite; amigdalites; faringites e otites repetidas.

Em casos mais sérios de alergia, o perigo é a pessoa ter uma anafilaxia ou choque anafilático, provocando acometimento de todo o organismo, com dificuldade de respiração, perda de consciência e podendo chegar até a morte se não for medicada imediatamente.

Para se detectar as causas da alergia é necessário ir a um especialista, para que ele possa fazer os testes necessários e assim identificar os fatores causadores da mesma. Posteriormente este recomendará a vacina ou os remédios mais adequados para controlar a doença.

A casa do alérgico deve ser bem arejada, limpa diariamente, não ter tapetes e cortinas que acumulem poeira, não ter animais de pêlo, evitar produtos de limpeza com odor forte, não usar vassouras e espanadores. Os travesseiros devem ser trocados uma vez por ano e os colchões encapados com capas especiais contra ácaros.




2 comentários:

  1. Achei ótimo, porque muitas mães não sabe o que o seu filho tem , e ficam desesperada. Continua colocando ,amei.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem vindo. Obrigado por comentar. Comentários de cunho ofensivo serão excluídos.